Pres. Vargas, São Geraldo e Dom Pedro tiveram maior aumento de roubos em Manaus - D24am.com

São Geraldo teve crescimento de one hundred fifteen% nos casos de roubos e furtos este ano Foto: Jair Araújo

Manaus - Neste começo de ano, Manaus já registrou, em média, nove roubos e furtos a cada hora. Os dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) mostram que somente em janeiro, 4.219 roubos  e outros 2.669 furtos foram notificados na capital. 

Presidente Vargas, São Geraldo e Dom Pedro foram os bairros com o maior aumento deste tipo de crime no mês passado, segundo o relatório.

Ainda conforme o balanço, as zonas leste e norte da capital tiveram as maiores reduções. Em contrapartida, as zonas oeste e centro-sul tiveram crescimento de registros de Boletins de Ocorrência (BOs), do tipo.

Ao todo, segundo o balanço do sistema da Secretaria de Segurança Pública (SSP), 37 bairros apresentaram aumento no número de furtos e roubos. O maior incremento percentual foi no bairro Presidente Vargas (386%), localizado na zona sul da capital, seguido do bairro  São Geraldo, centro-sul, que registrou um aumento de one hundred fifteen%.

Moradora do bairro Dom Pedro - terceiro colocado no rating, com um crescimento de sixty nine,09% - a estudante Sandra Telles, 23, reclama da alta criminalidade depois de sofrer seis assaltos e dois furtos na localidade.

(Para melhor visualizar os dados: clique com o botão direito do mouse em 'Abrir em Nova Guia')

Segundo Sandra, o caso mais traumático ocorreu ao descer no ponto de ônibus, por volta das 22h. Ela relata que na rua da sua casa foi abordada por dois rapazes que estavam armados. Os vizinhos do bairro, segundo ela, vêm sofrendo com os assaltos diariamente. "Levei um susto tão grande, medo não só de ser roubada, mas também de ser estuprada. Eram dois homens e european estava sozinha, encostaram a arma na minha cabeça e european fiquei sem ação, dei tudo que pediram, foi horrível. A gente que é mulher sofre mais porque somos alvos fáceis, fiquei com muito medo de andar na minha rua e o pior é que ela costuma ser deserta", disse.

Levaram da estudante a bolsa com a carteira de documentos, cerca de R$ eighty e um celular smartphone. "É mais fácil ecu achar dinheiro na minha rua que uma viatura passar. Elas (viaturas) só passam e quando passam, é nas ruas principais daqui do bairro. Levaram meu celular que eu tinha acabado de comprar, ainda estava na terceira prestação de 12, isso me revolta muito porque nunca vou ter meu dinheiro e celular de volta", reclamou a estudante.

Ao sair de uma lanchonete com três amigos, Márcio Torres também sofreu um assalto. Cerca de sete adolescentes abordaram o grupo e furtaram os telefones celulares. De acordo com Torres, todos os suspeitos tinham idade inferior a sixteen anos. "Estávamos saindo do lanche, ali na antiga 'Sapolândia', entre os bairros Alvorada e o Dom Pedro, e no beco que costumo passar direto, esses moleques cercaram a gente. Eram muitos e como não sabíamos se estavam armados demos os telefones. A sorte é que como eu sabia que aqui é perigoso ecu sempre saio com o meu celular e um baratinho, para já dar para o bandido. Se a gente não der é pior", afirmou.

Crescimento

Bairros de classe média e classe média alta como Dom Pedro, Nossa Senhora das Graças e Ponta Negra estão entre as dez localidades com maior crescimento de assaltos. Na zona centro-sul, o bairro Nossa Senhora das Graças registrou um aumento de 48,22% somente no primeiro mês do ano. A Ponta Negra, que ocupa a 9ª colocação, teve um crescimento de 34,ninety one% no mesmo período.

Apresentaram as maiores quedas no número de registro de assaltos, segundo o levantamento, os bairros Novo Israel (-40,69%), Novo Aleixo (-40,fifty nine%), Colônia Oliveira Machado (-28,40%), Colônia Antônio Aleixo (-26,fifty seven%) e Distrito Industrial I (-25,75%).

 Na última quinta-feira, a SSP realizou mais uma operação na área comercial do Jorge Teixeira, zona leste. Segundo o órgão, a operação foi motivada após denúncias de grande incidência de roubos a estabelecimentos comerciais e pedestres. Na ação foi realizado, conforme a SSP, um patrulhamento no local com abordagens a pessoas e veículos.O secretário-executivo-adjunto de Operações da SSP, Orlando Amaral, não quis comentar o aumento deste tipo de criminalidade. pedindo para entrar em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública. Segundo os dados do Sisp, o bairro Jorge Teixeira está entre os menores crescimentos de roubos e furtos, em comparação com janeiro de 2015. O mês passado apresentou incremento de 0,85% neste tipo de delito.

Centro lidera

Em números absolutos, o Centro foi  o que registrou o maior número de assaltos. Foram 609 furtos e roubos em janeiro deste ano. Conforme o balanço do Sisp, foram 363 furtos e 246 roubos feitos a mão armada ou sob ameaça, respectivamente um aumento de 19 e 11% em relação ao mesmo período do ano passado.

O bairro da Cidade Nova, na zona norte de Manaus, registrou o maior número de assaltos com o uso de arma de fogo, branca ou sob ameaça. No mês passado, 317 pessoas procuraram um dos Distritos de Polícia Integrada (DIPs) para relatar a situação. A localidade, no entanto, ocupa a forty threeª colocação no ranking de crescimento de roubos e furtos - em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de four,35% em ambos os crimes.

Nos fifty eight bairros levantados pelo Sisp, no mês de janeiro houve, em média, um aumento de 26,5% furtos - enquanto que o número de roubos na cidade cresceu 24,four%.

De acordo com o relatório, no mês passado, 456 pessoas registram BOs relatando furtos na zona leste de Manaus, outras 756 afirmaram que tiveram seus objetos retirados por meio de armas ou ameaça. Na zona norte 669 furtos e 944 roubos foram contabilizados. Já na zona sul, 710 furtos e 641 roubos chegaram ao conhecimento da Polícia Civil (pc). Na região oeste de Manaus 320 furtos e 356 roubos, centro-oeste 189 furtos e 287 e na centro-sul 376 furtos e 392 roubos.

Leia mais para entender o tema

Related Posts :

0 Response to "Pres. Vargas, São Geraldo e Dom Pedro tiveram maior aumento de roubos em Manaus - D24am.com"

Post a Comment