Fipe/Buscapé: só moda e acessórios teve queda de preço ao longo de cinco anos - display screen Mercantil

17/02/2016 - eleven:sixteen:23

O Índice Fipe/Buscapé teve elevação de 2,85% em janeiro de 2016, que foi o sétimo período com aumento de preço no comércio eletrônico nos últimos 12 meses, refletindo a elevação geral dos preços e a desvalorização do actual. A série de 60 meses - cinco anos - é caracterizada por queda de preços em 43 meses, ou 72% do período. As variações de preços predominantemente negativas do Índice Fipe/Buscapé expressam o dinamismo e competitividade do setor de comércio eletrônico, e a natureza dos produtos que são mais frequentemente vendidos no mesmo. Dos 10 grupos de produtos que compõem o Índice Fipe/Buscapé, nove apresentaram aumento de preço no mês de janeiro de 2016, evidenciando a have a tendencyência generalizada de aumento de preços: telefonia (three,87%), eletrônicos (three,48%), brinquedos e games (3,31%), informática (three,19%), eletrodomésticos (2,53%), esportes e lazer (1,seventy four%), eletrodoméstico (2,53%), esportes e lazer (1,seventy four%), casa e decoração (1,37%), fotografia (1,28%) e cosméticos e perfumaria (0,05%). Das 160 categorias pesquisadas, 140, ou 88%, tiveram aumento médio de preço de three,05%, com destaque para: aspirador de pó/água (6,forty two%), bonecos e personagens (5,ninety one%), grill elétrico/sanduicheira (4,78%), bicicleta ergométrica (four,15%), bonecas (three,96%), modelador de cabelos/babyliss (3,ninety four%) e liquidificador (three,94%). Apenas um dos 10 grupos - moda e acessórios (-4,04%) - teve queda de preço. Das a hundred and sixty categorias de produtos pesquisadas no mês de janeiro, apenas 20, ou 12%, tiveram queda média de preço de -1,fifty five%, com destaque para: cooler para bebidas (-2,27%), tênis (-2,00%), travesseiro (-1,seventy one%), aparelho de jantar (-1,sixty four%), escada (-1,sixty three%), fragrance (-1,55%) e som portátil (-1,38%). Considerando-se as variações anuais (mês t / mês t-12), houve expressiva reversão de have a tendencyência ao longo dos últimos 10 meses em 2015 e 2016 - abril de 2015 (1,37%), maio de 2015 (1,21%), junho (0,26%), julho (2,03%), agosto (1,98%), setembro (3,fifty four%), outubro (4,17%), novembro de 2015 (6,ninety two%) e, principalmente dezembro de 2015 (9,24%) e janeiro16 (9,01%), dado que a variação média anual estava em um patamar de -3%. Esta reversão reflete a aceleração da inflação geral, que medida pelo IPCA passou de um padrão de variação anual de 6,5% para 10,5%, e também a recente valorização do dólar, que apresenta area of expertise ascensão ao longo do ano: 1º tri15 de 2014 (21,6%), 2º tri15 de 2014 (37,7%), threeº tri15 de 2014 (fifty four,8%) e 4º tri1 de 2014 (50,7%). É importante ressaltar, neste sentido, que algumas categorias que têm peso significativo no comércio eletrônico são influenciadas de forma defasada pelo aumento do mesmo: eletrônicos, informática, fotografia e telefonia. Os preços no comércio eletrônico têm variação anual 1,3% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período Dez15/Dez14, e que enquanto neste período os preços do comércio eletrônico subiram 9,24%, o IPCA registrou aumento de 10,sixty seven%. Ao longo de 2012 - antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados, que têm grande peso no comércio eletrônico - a variação do Índice Fipe/Buscapé period cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. Os números da série em geral traduzem uma significativa competitividade dos preços dos produtos comercializados no comércio eletrônico em relação aos preços médios que compõem o orçamento universal, explicando parcialmente o crescimento do setor, que em 2015 foi de 15,three% em termos nominais, e de 13,three% em termos reais, com base na variação média anual de 1,79% do Índice Fipe/Buscapé. Este crescimento é bastante relevante considerando-se um contexto no qual se estima uma queda de -3,2% para o PIB. N o período anual janeiro de 2016 x janeiro de 2014, dos 10 grupos pesquisados, oito apresentaram aumento de preço e apenas 2 apresentaram queda, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -8,fifty six%, em moda e acessórios, a um aumento de 14,fifty five% em informática. Das 160 categorias pesquisadas, 146, ou 91%, tiveram aumento médio de preço 10,ninety seven%, e apenas 14, ou 9%, tiveram queda média de preço de -four,04%. O grupo com a maior queda anual de preço em janeiro de 2016 X janeiro de 2015 foi moda e acessórios (-8,fifty six%), muito influenciado por tênis (-12,seventy two%), e o segundo grupo com queda de preço foi o de telefonia (-2,43%) - devido a celular/smartphone (-2,89%). O grupo com maior aumento de preço foi informática (14,55%) - no qual destacaram-se processador (23,17%) e cartucho para impressoras (21,33%). Este grupo foi seguido por casa e decoração (13,03%), influenciado pelos aum entos de preços em ?jogo de panelas? (19,forty one%) e ?panela de pressão?. Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram aumentos destacados no período anual janeiro de 2016 x janeiro de 2015, além dos já citados, foram: tenda gazebo (25,sixteen%), climatizador (24,sixty seven%), secador de cabelos (19,34%), notebook (18,36%), home theater (17,29%), cama (15,seventy three%), ventilador/circulador (14,seventy nine%), computing device (13,02%) e colchão (12,30%). Os que tiveram maiores quedas foram: tênis (-12,seventy two%), cooler para bebidas (-12,58%), chuteira (-eight,forty four%), piscina (-eight,forty one%) e bonecas (1,14%). Os aumentos anuais de 9,01% do Índice Fipe/Buscapé no período janeiro16/janeiro15, 9,24% em dezembro de 2015/dezembro de 2014, 6,ninety two% em novembro, three,54% em setembro, 1,ninety eight% em agosto, 2,03% em julho, 0,26% em junho, 1,21% em maio e 1,37% em abril - embora revertendo uma longa série de quedas anuais - são inf eriores às variações dos índices gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-Fipe, que tiveram aumento anual de preço de 10,67% e eleven,08%, respectivamente, no período dezembro de 2015 x dezembro de 2014. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços Fipe/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da cyber web; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice Fipe/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice Fipe/Buscapé é exclusivamente o comércio eletrônico, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos. Em dezembro, varejo baiano cai 14,three% O ritmo de queda nas vendas do varejo baiano foi intensificado no mês de dezembro, comparado à igual mês do ano anterior. Com a queda de 14,three%, o setor encerra o ano registrando taxa negativa de eight,1%. Na análise sazonal, a variação foi negativa em 7,2%, sendo a de maior representatividade no cenário nacional. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o varejo nacional registrou queda de 7,1%. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em âmbito nacional, e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento. Em dezembro, a queda das vendas na Bahia e o fechamento do ano com taxas negativas revela que o setor sentiu intensamente a retração da atividade econômica em 2015. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) no mês em análise, tanto a confiança empresarial quanto a do consumidor de 4,6% para - four,5% e 1,three% para -2,0%, respectivamente de novembro para dezembro. Dia nte da desaceleração do crescimento precise da massa de salários, aceleração da inflação, escassez de crédito, elevação da taxa de juros e aumento da incerteza a demanda se retrai, pois os agentes econômicos estão cada vez mais temerosos em realizar gastos, comprometendo, assim, as vendas do setor. Na falta de uma sinalização positiva de mudança no cenário econômico, as pessoas estão mais cautelosas em comprometerem a sua renda. Os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a dezembro de 2014, revelam que sete dos oito segmentos que compõem o Indicador do quantity de Vendas registraram comportamento negativo. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-25,three%); combustíveis e lubrificantes (-21,5%); tecidos, vestuário e calçados (-18,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-sixteen,2%); móveis e eletrodomésticos (-15,3%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-eleven,1%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,0%). Por outro lado, registrou comportamento positivo o segmento livros, jornais, revistas e papelaria (40,9%), mas esse não possui um peso elevado para a composição das vendas no setor. No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que o de móveis e eletrodomésticos apresentou variações negativas de eleven,three% e 17,1%, respectivamente, e hipermercados e supermercados queda de 9,9%. Quanto aos segmentos que mais influenciaram o comportamento negativo das vendas na Bahia, têm-se: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; combustíveis e lubrificante; tecidos, vestuário e calçados, e móveis e eletrodomésticos. Esses quatro setores juntos Em dezembro, o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo segmento de expressiva relevância para o Indicad or de extent de Vendas do Comércio Varejista foi responsável pela maior influência negativa na formação da taxa do varejo. Em razão desses fatores, o consumidor embora não deixe de realizar suas compras, passam a gastar de forma mais moderada. O segmento de combustíveis e lubrificantes exerceu, na Bahia, o segundo maior peso para a queda verificada nas vendas. Esse comportamento continua sendo atribuído a alguns fatores como a elevação dos preços dos combustíveis no acumulado dos últimos 12 meses acima da inflação média e ao menor ritmo da atividade econômica. Apesar de o segmento comercializar um produto em que o consumidor é pouco sensível a variação dos preços, esse comportamento revela que o consumidor está buscando utilizar o veículo de forma mais consciente. O terceiro a contribuir negativamente para o comportamento das vendas na Bahia foi tecidos, vestuário e calçados. A influência da redução da massa precise dos rendimentos, levando as pessoas a reduzirem o seu ímpeto de consumo é a principal justificativa. A partir de então, elas passam a ponderar mais sobre suas reais necessidades de adquirir produtos comercializados pelo setor, como roupas, tecidos e calçados. O quarto a contribuir negativamente para o comportamento das vendas na Bahia foi móveis e eletrodomésticos. Esse comportamento reflete não somente a queda na renda disponível, a seletividade do crédito, mas também ao aumento das taxas de juros. Além da retirada dos incentivos através da redução do IPI para diversos itens do segmento, especialmente, a linha branca e móveis. Quando observado o comportamento do segmento nos meses anteriores, constata-se que desde dezembro de 2014, o extent de vendas para a atividade vem sendo negativo. Varejo ampliado - O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou, em dezembro, decréscimo mais intenso nas vendas ( 15,0%), em relação a igual mês do ano anterior. No ano, a retração no quantity de negócios foi de 9,three%. O segmento de veículos, motos, partes e peças registrou variação negativa de 20,1%, em relação a igual mês do ano anterior. Esse desempenho continua refletindo o crédito mais seletivo por parte das financeiras, o menor ritmo da atividade econômica, além do comprometimento da renda prevalent, diante da desaceleração do crescimento true da massa de salários. Em relação ao segmento fabric de construção, também se observa queda nas vendas no mês de dezembro (1,7%), quando comparado ao mesmo mês do ano de 2014. Entretanto, em função da proximidade das festas de fim de ano, onde muitos consumidores resolvem realizar benfeitorias nos imóveis, houve uma amenização no ritmo de queda nas vendas do ramo.

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